VPS: Configuração do Servidor Dedicado Myth of Empires no Windows
Este guia foi criado com os seguintes produtos:
(Os detalhes podem variar com produtos de diferentes fornecedores, mas os conceitos principais permanecem os mesmos)
Introdução
Você tem um VPS Windows e quer instalar um servidor dedicado MOE nele? Você está no lugar certo. Neste guia vamos explicar o passo a passo para instalar esse serviço no seu servidor.
Como Configurar Servidor Myth Of Empires no VPS Windows!
Prefere entender melhor vendo as coisas em ação? A gente te ajuda! Mergulhe no nosso vídeo que explica tudo pra você. Seja com pressa ou curtindo aprender do jeito mais legal possível!
Preparação
Para começar, conecte-se ao seu VPS via Remote Desktop (RDP). Use nosso Guia de Acesso Inicial (RDP) se precisar de ajuda para isso.
Depois de acessar seu servidor, você precisará configurar o SteamCMD para poder baixar os arquivos necessários do servidor dedicado. SteamCMD é a versão linha de comando (CLI) do cliente Steam e é a ferramenta que permite baixar facilmente vários arquivos do Steam Workshop e servidores dedicados. Baixe o SteamCMD no site oficial da Valve ou diretamente aqui.
Crie uma nova pasta em algum lugar no seu servidor, neste exemplo vamos chamar de steamcmd
. Vá até a sua pasta de Downloads, encontre o arquivo steamcmd.zip que você acabou de baixar e coloque-o dentro da pasta steamcmd
. Agora você deve descompactar o arquivo clicando com o botão direito e usando a função de descompactar do Windows, ou qualquer programa como .7zip ou Winrar. Isso deve resultar no arquivo steamcmd.exe descompactado.
Basta executar o steamcmd.exe e aguardar até que o processo de instalação seja concluído.
Assim que a mensagem Loading Steam API.... OK aparecer, o processo foi concluído com sucesso e você pode começar a instalação do servidor dedicado MOE na próxima seção.
Instalação
Após a instalação, você deve conseguir executar comandos dentro do prompt do steamcmd.exe que você abriu antes. Você precisa fazer login antes de poder fazer qualquer coisa, usando o usuário anonymous, com o comando: login anonymous
Depois de logado, você pode começar a baixar os arquivos.
Opcional: Você pode definir seu diretório de instalação preferido usando o comando force_install_dir [caminho]
, substituindo [caminho]
pelo caminho que deseja usar para seu servidor. Por exemplo:
force_install_dir C:\MOE-Server
Agora execute o comando app_update 1794810
que iniciará o download. O App ID 1794810 é o aplicativo MOE.
Por favor, não interrompa o processo antes de terminar para evitar erros. Pode demorar um pouco, mas vale a pena ter paciência! :)
Quando terminar, vá até o diretório de download onde todos os arquivos do servidor foram baixados.
Acessando o PrivateServerTool
Diferente das instalações típicas via SteamCMD, o MOE exige que você pegue uma pasta da instalação local do jogo Steam para poder rodar o servidor no Windows.
Abra o Steam no seu sistema, clique com o botão direito no jogo Myth of Empires e selecione Procurar arquivos locais enquanto passa o mouse sobre a seção Gerenciar.
Na pasta raiz que abrir, encontre a pasta PrivateServerTool. Essa é a pasta que você deve copiar para o seu servidor. Você pode fazer isso facilmente usando CTRL+C
para copiar no seu PC local, e CTRL+V
para colar no seu servidor Windows via RDP. Certifique-se de colar na pasta raiz do seu servidor dedicado.
Agora, vá para a próxima seção para fazer o redirecionamento de portas e configurar seu servidor.
Redirecionando portas do seu servidor
Para garantir que seu servidor seja acessível ao público, você deve alterar as regras de redirecionamento de portas para as portas que o processo do servidor dedicado usa. Você pode fazer isso via comandos Powershell, que é mais fácil, ou pelo painel do Windows Defender Firewall.
- Via Powershell
- Via Windows Defender
Abra a busca do Windows e procure por Powershell. Clique com o botão direito e escolha Executar como Administrador para garantir que as permissões estejam corretas.
Garanta que você execute o Powershell em modo Administrador, caso contrário as configurações podem não ser aplicadas corretamente.
Agora copie e cole os seguintes comandos no prompt do Powershell:
New-NetFirewallRule -DisplayName "Myth of Empires Server" -Direction Inbound -LocalPort 11888,12888 -Protocol TCP -Action Allow
New-NetFirewallRule -DisplayName "Myth of Empires Server" -Direction Inbound -LocalPort 11888,12888 -Protocol UDP -Action Allow
New-NetFirewallRule -DisplayName "Myth of Empires Server" -Direction Outbound -LocalPort 11888,12888 -Protocol TCP -Action Allow
New-NetFirewallRule -DisplayName "Myth of Empires Server" -Direction Outbound -LocalPort 11888,12888 -Protocol UDP -Action Allow
Esses comandos vão criar automaticamente as regras de firewall necessárias para que seu servidor MOE fique acessível ao público.
Use a busca do Windows para abrir as Configurações do Firewall do Windows com Segurança Avançada. Pode ser que você precise clicar em Configurações Avançadas para abrir a janela necessária se abrir a página básica do Firewall do Windows.
Você deve criar novas regras para seu servidor MOE. Para isso, clique nas regras de entrada e saída conforme descrito abaixo e adicione para os seguintes protocolos e portas:
- TCP entrada e saída: 11888, 12888
- UDP entrada e saída: 11888, 12888
Use nosso Guia de Redirecionamento de Portas (Firewall) se precisar de mais ajuda para fazer isso.
Antes de acessar seu servidor, vá para a próxima seção para criar seu arquivo de configuração e o arquivo .bat
de inicialização.
Configuração
Agora você vai usar a ferramenta do servidor que está na pasta que você copiou antes dos arquivos do jogo, para criar seu arquivo de configuração e o arquivo .bat
de start que você usará para iniciar seu servidor.
Navegue até o seguinte diretório (a pasta que você copiou antes):
../MOE/PrivateServerTool
Dentro dessa pasta, execute o arquivo PrivateServerTool.exe. Usando essa ferramenta, configure as opções do servidor do jeito que quiser, incluindo mods, configurações do jogo e muito mais.
Recomendamos configurar pelo menos os parâmetros básicos como Nome do Servidor antes de continuar.
Quando estiver pronto, vá até a aba Start Console na ferramenta, e clique no botão Save Config seguido do botão Start Server. Isso vai gerar o arquivo StartPrivateServer.bat
que você usará para iniciar seu servidor.
Recomendamos criar um atalho para o arquivo StartPrivateServer.bat
clicando com o botão direito e escolhendo Criar atalho, para facilitar na hora de iniciar.
Pode ser que você precise editar o caminho para a pasta do jogo dentro do arquivo StartPrivateServer.bat
gerado automaticamente. Basta abrir o arquivo com um editor como o notepad e garantir que o caminho no começo do arquivo corresponde ao caminho onde o servidor está.
Se o caminho estiver errado, você pode clicar duas vezes na barra de caminho no topo da pasta raiz do seu servidor MOE dedicado para copiar o caminho atual, e colar no local correto dentro do arquivo.
Iniciando e conectando ao seu servidor
Agora é hora de iniciar seu servidor. Vá até o diretório do seu servidor Myth of Empires e execute o StartPrivateServer.bat (ou o atalho que você criou) para começar o processo de inicialização. Isso vai abrir o console do servidor em um prompt de comando e iniciar o processo. Agora você poderá se conectar diretamente ao seu servidor indo até a aba Custom Server e procurando seu servidor na caixa de busca.
Se estiver tendo problemas para conectar ao servidor, abra o arquivo StartPrivateServer.bat
com um editor como o notepad e verifique se os dois parâmetros de IP correspondem ao IP do seu servidor Windows. Isso deve ser preenchido automaticamente pela ferramenta usada, mas é uma ótima dica para troubleshooting.
Conclusão
Parabéns, você instalou e configurou com sucesso o servidor Myth of Empires no seu VPS! Se tiver mais dúvidas ou problemas, entre em contato com nosso time de suporte, que está disponível para te ajudar todos os dias!