Skip to main content

VPS: Configuração do Servidor Dedicado Myth of Empires no Linux

Este guia foi criado com os seguintes produtos:

(Os detalhes podem variar com produtos de diferentes fornecedores, mas os conceitos principais permanecem os mesmos)

Introdução

Você tem um VPS Linux e quer instalar o serviço do servidor dedicado Myth of Empires nele? Você está no lugar certo. Neste guia, vamos explicar o passo a passo para instalar esse serviço no seu servidor Linux usando o SteamCMD. Usaremos o Ubuntu nos exemplos, mas o processo deve ser bem parecido para outras distribuições.

dica

Sabia que você pode instalar nossa Interface ZAP GS/TS3 direto no seu VPS, permitindo configurar serviços de servidor de jogos com integração direta ao seu dashboard ZAP-Hosting, em poucos cliques? Saiba mais sobre a Interface GS/TS3.

Preparação

Para começar, conecte-se ao seu VPS via SSH. Use nosso guia de Acesso Inicial SSH se precisar de ajuda.

Você também precisará fazer uma configuração inicial do SteamCMD se for a primeira vez que usa ele no seu servidor Linux. Use nosso guia de Configuração SteamCMD Linux e certifique-se que o SteamCMD está totalmente configurado antes de continuar.

Camada de Compatibilidade Wine

Atualmente, Myth of Empires não oferece uma versão nativa do servidor para Linux, o que significa que há um passo extra para rodar a versão Windows do servidor no Linux.

Você precisa fazer uma instalação única da camada de compatibilidade Wine se for a primeira vez usando isso no seu servidor Linux. Use nosso rápido guia de Configuração da Camada de Compatibilidade Wine para configurar antes de continuar.

Instalação

Comece logando como o usuário steam e indo para o diretório raiz home/steam para manter tudo organizado.

sudo -u steam -s
cd ~

Quando estiver logado, inicie o processo de instalação com o comando abaixo para usar o SteamCMD diretamente no usuário steam. Usando o parâmetro +@sSteamCmdForcePlatformType windows, você força a instalação dos binários Windows.

steamcmd +@sSteamCmdForcePlatformType windows +force_install_dir '/home/steam/MOE-Server' +login anonymous +app_update 1794810 validate +quit

Tenha paciência enquanto o download termina, pode levar um tempo para jogos maiores. Quando terminar, uma mensagem de sucesso aparecerá confirmando.

Configuração

Neste ponto, você já terminou a configuração inicial do seu servidor Myth of Empires. Pode fazer configurações adicionais editando vários arquivos de configuração dentro do diretório do servidor.

Você pode ajustar todos os parâmetros acessando e editando os arquivos .ini dentro da pasta Saved. Use o comando ls para ver os arquivos disponíveis.

cd /home/steam/MOE-Server/MOE/Saved/Config/WindowsServer

Para editar um arquivo, rode nano ./[nome_do_arquivo].ini para abrir o editor nano.

Confira nosso guia de Configuração do Servidor Myth of Empires para ver todas as opções disponíveis e o que cada uma faz.

Iniciando e Conectando ao seu servidor

Agora é hora de iniciar seu servidor. Vá para o diretório principal do jogo e rode o executável MOEServer.exe com o comando abaixo. Não esqueça de usar os comandos xvfb-run e wine para rodar via camada de compatibilidade Wine.

xvfb-run wine /home/steam/MOE-Server/MOE/Binaries/Win64/MOEServer.exe

Você verá logs aparecerem no terminal, indicando que o servidor iniciou com sucesso. Lembre-se que a primeira inicialização pode demorar um pouco enquanto tudo é configurado. Você poderá se conectar direto procurando os detalhes do servidor na aba Custom Server: [seu_endereço_ip]:15636.

Conclusão

Parabéns, você instalou e configurou com sucesso o servidor Myth of Empires no seu VPS! Como próximo passo, recomendamos dar uma olhada no nosso guia de Configuração do Serviço Linux, que mostra como configurar seu servidor dedicado de jogos como um serviço. Isso traz vários benefícios, como iniciar o servidor automaticamente no boot, atualizações automáticas, gerenciamento fácil e acesso aos logs, entre outros!

Se tiver dúvidas ou problemas, fale com nosso time de suporte, que está disponível todos os dias para te ajudar!