Servidor de Voz: Configuração
Este guia foi criado com os seguintes produtos:
(Os detalhes podem variar com produtos de diferentes fornecedores, mas os conceitos principais permanecem os mesmos)
Introdução
O servidor Teamspeak pode ser configurado individualmente. A seguir, vamos explicar como você pode configurar seu servidor. Vamos mostrar como personalizar configurações gerais como nome do servidor, ícone, banner, permissões de usuários, permissões de grupos de canais e do servidor.
Geral
Interface web
Se você quiser fazer a configuração geral do seu servidor via interface web, as opções estão na Administração do Servidor Teamspeak em Configurações. A página de configurações vai parecer com isso:
Cliente Teamspeak
Se preferir configurar seu servidor diretamente pelo cliente Teamspeak, você pode encontrar as opções clicando com o botão direito no canal superior TeamSpeak ]I[ Server e depois em Editar Servidor Virtual.
Como as configurações na interface web são feitas para serem o mais simples possível e nem tudo pode ser ajustado lá, este guia foca na configuração do servidor Teamspeak via cliente Teamspeak.
Nome
No campo Nome do Servidor você pode definir o nome do seu servidor Teamspeak. Esse nome será exibido na lista de servidores, no site e em outros lugares.
Banner
Se você contratou a opção de banner próprio, pode adicionar seu banner no campo URL do Banner Gfx. É importante fornecer o link direto para a imagem, caso contrário ela não será reconhecida. No campo URL você pode definir para onde o banner deve redirecionar quando alguém clicar nele.
Se nenhum banner próprio foi contratado, o banner será automaticamente substituído pelo banner padrão da ZAP.
Slots (slots reservados)
Os slots são definidos por nós e não podem ser alterados. Porém, você pode configurar slots reservados. Isso significa que eles ficam reservados caso o servidor Teamspeak esteja cheio. Usuários com as permissões adequadas ainda poderão se conectar ao servidor.
Mensagem de boas-vindas
Aqui você pode adicionar uma mensagem de boas-vindas personalizada. Essa mensagem será exibida quando alguém se conectar. Pode ficar assim, por exemplo:
Nível de segurança
O nível de segurança requerido determina quanto tempo os usuários precisam para aumentar o nível de segurança da identidade até que ela seja considerada segura o suficiente. Basicamente, isso reduz o potencial de spam e abuso. Quanto maior o nível de segurança, mais tempo leva. Aqui está um resumo da duração:
- Nível 0-23 - gerado em segundos
- Nível 23-29 - gerado em minutos
- Nível 29-34 - gerado em horas
- Nível 35-39 - gerado em dias
- Nível 40-43 - gerado em meses
- Nível 44+ - gerado em anos
Gerenciar usuários (kick, ban, lista de ban, lista de reclamações)
Você pode dar kick ou ban clicando com o botão direito no usuário. No caso de ban, a identidade e o endereço IP serão armazenados na lista de banimentos. Você encontra essa lista em barra de navegação -> extras. Lá você pode remover bans existentes.
Também encontra a lista de reclamações lá. Essa é uma função do Teamspeak que permite que usuários reclamem de outros usuários, do servidor, etc, caso não haja um admin online no servidor Teamspeak.
Personalizar
Você pode criar mais canais e grupos de servidor no seu servidor Teamspeak para personalizá-lo ainda mais. A seguir, mostramos como fazer isso exatamente.
Canal
Para criar mais canais, clique com o botão direito abaixo dos canais existentes e depois em Criar canal. Uma janela popup vai abrir. Lá você pode configurar o canal com as seguintes opções: Nome do Canal, Senha, Ícone, Descrição, Tipo de Canal e mais.
Grupos de servidor
Para criar grupos de servidor adicionais, clique em permissões na barra de navegação e depois em grupos de servidor. Lá você encontra uma visão geral dos grupos existentes, suas permissões e usuários atribuídos. Na lista de grupos, clique no símbolo de mais na parte inferior para criar um novo grupo.
Permissões
Agora que você já sabe como ajustar as configurações gerais do servidor Teamspeak e personalizá-lo criando canais e grupos, vamos ver como ajustar as permissões.
Permissões: Usuário
As permissões dos usuários dependem dos grupos de servidor atribuídos. Por padrão, um usuário recebe o grupo Normal. Se quiser adicionar mais permissões, clique com o botão direito no usuário, depois em Grupos de Servidor e atribua o grupo desejado.
Permissões: Canal
As permissões podem ser definidas para cada canal. Por exemplo, você pode definir quais usuários podem entrar, assinar, descrever, visualizar, modificar, deletar o canal e acessar o navegador de arquivos do canal.
O valor de cada campo depende do grupo de servidor. Por exemplo, se você criar um grupo adicional chamado Membro e só eles devem ter acesso ao canal, o valor deve corresponder ao do grupo. Se o grupo tem valor de permissão 50, então o 50 deve ser configurado nos campos individuais.
Permissões: Grupos de servidor
Para permissões de grupos de servidor, existem várias categorias que podem ser personalizadas, incluindo:
- Opções Gerais
- Gerenciar grupos
- Adicionar, remover usuários, gerenciar chaves de permissão
- Gerenciar usuários (mover, kick, ban)
- Gerenciar canais
- Básico
Você pode alterar essas permissões como quiser. Para mudanças mais avançadas, vá nas opções do seu cliente Teamspeak, depois em Aplicativo e ative o Sistema avançado de permissões.