Servidor de jogos: Importar ou Exportar um arquivo SQL
Este guia foi criado com os seguintes produtos:
(Os detalhes podem variar com produtos de diferentes fornecedores, mas os conceitos principais permanecem os mesmos)
Introdução
Uma grande variedade de jogos para o seu servidor de jogos utiliza bancos de dados para armazenar dados a longo prazo e funcionar corretamente. Alguns jogos, recursos ou mods podem fornecer um arquivo .sql
que é usado para importar as tabelas e dados apropriados para o seu próprio banco de dados. Exportar seu banco de dados também pode ser útil para transferir seus dados entre sistemas ou simplesmente para fazer backup dos seus arquivos manualmente. Neste guia, vamos explorar o processo de importar e exportar arquivos SQL para dentro ou fora do banco de dados do seu servidor de jogos através da interface do phpMyAdmin.
Preparação
Para começar, você deve acessar o banco de dados MySQL do seu servidor de jogos, o que pode ser feito diretamente pela interface web. Você também deve ter os arquivos .sql
prontos para importar para o seu banco de dados.
Alguns arquivos SQL podem exigir que você use um nome de banco de dados específico, o que pode entrar em conflito com o nome do banco de dados do seu ID ZAP fornecido automaticamente e causar erros.
Você pode identificar esse tipo de arquivo procurando por uma instrução USE xxx
ou CREATE DATABASE
ao abrir o arquivo em um editor de texto. Se for o caso, você deve remover ambas as instruções e salvar o arquivo antes de importar.
Vá para a seção Ferramentas->Bancos de Dados e use o botão azul de link para abrir a interface do phpMyAdmin. Use as credenciais na página da sua interface web para fazer login.
Para saber mais sobre o phpMyAdmin, recomendamos a leitura do nosso guia de Acesso ao Banco de Dados, que aborda a interface com mais detalhes.
Importando Arquivo SQL
Agora que você está logado na interface do phpMyAdmin, selecione o banco de dados principal, que deve ser o seu ID ZAP. Na barra de navegação superior, encontre a seção Importar.
Nesta página, use o botão Procurar... para abrir uma janela do explorador de arquivos. Através dela, encontre o arquivo SQL que deseja importar para o seu banco de dados e abra-o.
O tamanho máximo do arquivo SQL é 2MB. Se seu arquivo for maior, recomendamos usar um divisor de SQL como o Pinetools SQL-Splitter, que divide o arquivo em partes menores. Você pode importar essas partes separadamente.
Você também pode ajustar algumas configurações adicionais, se quiser. Para a maioria dos usuários, os valores padrão são suficientes, então basta rolar para baixo e usar o botão Importar.
O arquivo SQL deve ser importado com sucesso e você verá isso refletido no banco de dados através de mudanças como novas tabelas, dados e mais.
Exportando Arquivo SQL
Exportar seu banco de dados é outra função essencial que pode ser útil para transferir bancos de dados facilmente ou fazer backup. Novamente, selecione o banco de dados principal, que deve ser o seu ID ZAP, e encontre a seção Exportar na barra de navegação superior.
Por padrão, o método de exportação Rápido está selecionado, o que exporta automaticamente todas as suas tabelas e dados. Se quiser personalizar quais tabelas e dados serão exportados, selecione a opção Personalizado e ajuste os parâmetros conforme desejar. Quando estiver pronto, basta usar o botão Exportar para baixar um arquivo SQL localmente no seu sistema.
Conclusão
Você exportou com sucesso seu banco de dados em um arquivo SQL, permitindo importar facilmente no futuro. Para dúvidas ou ajuda, não hesite em contatar nosso time de suporte, disponível diariamente para te ajudar! 🙂