Servidor Dedicado: Configuração do Servidor Dedicado Myth of Empires no Windows
Este guia foi criado com os seguintes produtos:
(Os detalhes podem variar com produtos de diferentes fornecedores, mas os conceitos principais permanecem os mesmos)
Introdução
Você tem um VPS Windows e quer instalar um servidor dedicado MOE nele? Você está no lugar certo. Neste guia vamos explicar o passo a passo para instalar esse serviço no seu servidor.
Como Configurar Servidor Myth Of Empires no VPS Windows!
Prefere entender melhor vendo as coisas em ação? A gente te entende! Mergulhe no nosso vídeo que explica tudo pra você. Seja se estiver com pressa ou só quiser absorver a informação da forma mais legal possível!
Preparação
Para começar, conecte-se ao seu VPS via Remote Desktop (RDP). Use nosso Guia de Acesso Inicial (RDP) se precisar de ajuda para isso.
Assim que acessar seu servidor, será necessário configurar o SteamCMD para poder baixar os arquivos necessários do servidor dedicado. SteamCMD é a versão linha de comando (CLI) do cliente Steam e é a ferramenta que permite baixar facilmente uma variedade de arquivos do workshop Steam e servidores dedicados. Baixe o SteamCMD no site oficial da Valve ou diretamente aqui.
Crie uma nova pasta em algum lugar no seu servidor, neste exemplo vamos chamá-la de steamcmd. Vá até a sua pasta de Downloads, encontre o arquivo steamcmd.zip que você acabou de baixar e coloque-o dentro da pasta steamcmd. Agora você deve descompactar o arquivo clicando com o botão direito e usando a função de descompactar do Windows, ou qualquer outro programa como .7zip ou Winrar. Isso deve resultar no arquivo steamcmd.exe descompactado.
Basta executar o steamcmd.exe e aguardar até que o processo de instalação seja concluído.
Assim que a mensagem Loading Steam API.... OK aparecer, o processo foi concluído com sucesso e você pode começar a instalação do servidor dedicado MOE na próxima seção.
Instalação
Após a instalação, você deverá conseguir executar comandos dentro do prompt do steamcmd.exe que você abriu antes. Você precisa fazer login antes de poder fazer qualquer coisa, usando o usuário anonymous, com o comando: login anonymous
Depois de logado, você pode começar a baixar os arquivos.
Opcional: Você pode definir seu diretório de instalação preferido usando o comando force_install_dir [caminho], substituindo [caminho] pelo caminho que deseja usar para seu servidor. Por exemplo:
force_install_dir C:\MOE-Server
Agora execute o comando app_update 1794810 que iniciará o download. O App ID 1794810 é o aplicativo MOE.
Por favor, não interrompa o processo antes de terminar para evitar erros. Pode demorar um pouco, mas vale a pena ter paciência! :)
Quando terminar, vá até o diretório de download onde todos os arquivos do servidor foram baixados.
Acessando o PrivateServerTool
Diferente das instalações típicas via SteamCMD, o MOE exige que você pegue uma pasta da instalação local do jogo Steam para conseguir rodar o servidor no Windows.
Abra o Steam no seu sistema, clique com o botão direito no jogo Myth of Empires e selecione Procurar arquivos locais enquanto passa o mouse sobre a seção Gerenciar.
Na pasta raiz que abrir, encontre a pasta PrivateServerTool. Essa é a pasta que você terá que copiar para o seu servidor. Você pode fazer isso facilmente usando CTRL+C para copiar no seu PC local, e CTRL+V para colar no seu servidor Windows via RDP. Certifique-se de colar na pasta raiz do seu servidor dedicado.
Agora, vá para a próxima seção para configurar o redirecionamento de portas e configurar seu servidor.
Redirecionando portas do seu servidor
Para garantir que seu servidor seja acessível ao público, você precisa alterar as regras de redirecionamento de portas para as portas usadas pelo processo do servidor dedicado. Você pode fazer isso via comandos Powershell, que é mais fácil, ou pela página do Windows Defender Firewall.
- Via Powershell
- Via Windows Defender
Abra a busca do Windows e procure por Powershell. Certifique-se de clicar com o botão direito e Executar como Administrador para que as permissões estejam corretas e tudo funcione direito.
Garanta que você execute o Powershell em modo Administrador, caso contrário as configurações podem não ser aplicadas corretamente.
Agora copie e cole os seguintes comandos no prompt do Powershell:
New-NetFirewallRule -DisplayName "Myth of Empires Server" -Direction Inbound -LocalPort 11888,12888 -Protocol TCP -Action Allow
New-NetFirewallRule -DisplayName "Myth of Empires Server" -Direction Inbound -LocalPort 11888,12888 -Protocol UDP -Action Allow
New-NetFirewallRule -DisplayName "Myth of Empires Server" -Direction Outbound -LocalPort 11888,12888 -Protocol TCP -Action Allow
New-NetFirewallRule -DisplayName "Myth of Empires Server" -Direction Outbound -LocalPort 11888,12888 -Protocol UDP -Action Allow
Esses comandos vão criar automaticamente as regras de firewall necessárias para que seu servidor MOE fique acessível ao público.
Use a busca do Windows para abrir as Configurações do Firewall do Windows com Segurança Avançada. Pode ser que você precise clicar em Configurações Avançadas para abrir a janela necessária se abrir a página básica do Firewall do Windows.
Você deve criar novas regras para seu servidor MOE. Para isso, clique nas regras de entrada e saída conforme descrito abaixo e adicione para os seguintes protocolos e portas:
- TCP entrada e saída: 11888, 12888
- UDP entrada e saída: 11888, 12888
Use nosso Guia de Redirecionamento de Portas (Firewall) se precisar de ajuda extra para fazer isso.
Vá para a próxima seção antes de acessar seu servidor para criar seu arquivo de configuração e o arquivo .bat de inicialização.
Configuração
Agora você vai usar a ferramenta do servidor que está na pasta que você copiou antes dos arquivos do jogo, para criar seu arquivo de configuração e o arquivo .bat de start que você usará para iniciar seu servidor.
Navegue até o seguinte diretório (a pasta que você copiou antes):
../MOE/PrivateServerTool
Nessa pasta, execute o arquivo PrivateServerTool.exe. Usando essa ferramenta, configure as opções do servidor do jeito que quiser, incluindo mods, configurações do jogo e muito mais.
Recomendamos configurar pelo menos os parâmetros básicos como Nome do Servidor antes de continuar.
Quando estiver pronto, vá até a aba Start Console na ferramenta, e clique no botão Save Config seguido do botão Start Server. Isso vai gerar o arquivo StartPrivateServer.bat que você usará para iniciar seu servidor.
Recomendamos criar um atalho para o arquivo StartPrivateServer.bat clicando com o botão direito e usando Criar atalho, para facilitar na hora de iniciar.
Pode ser que você precise editar o caminho para a pasta do jogo dentro do arquivo StartPrivateServer.bat gerado automaticamente. Basta abrir o arquivo com um editor como o notepad e garantir que o caminho no começo do arquivo corresponde ao caminho onde o servidor está.
Se o caminho estiver errado, você pode clicar duas vezes na barra de caminho no topo da pasta raiz do seu servidor dedicado MOE para copiar o caminho atual, e colar no local correto dentro do arquivo.
Iniciando & Conectando ao seu servidor
Agora é hora de iniciar seu servidor. Vá até o diretório do seu servidor Myth of Empires e execute o StartPrivateServer.bat (ou o atalho que você criou) para começar o processo de inicialização. Isso vai abrir o console do servidor em um prompt de comando e iniciar o processo. Agora você poderá se conectar diretamente ao seu servidor indo até a aba Custom Server e procurando seu servidor na caixa de busca.
Se estiver tendo problemas para conectar ao servidor, abra o arquivo StartPrivateServer.bat com um editor como o notepad e verifique se os dois parâmetros de IP correspondem ao IP do seu servidor Windows. Isso deve ser preenchido automaticamente pela ferramenta usada, mas é uma ótima dica para troubleshooting.
Você instalou com sucesso o Myth of Empires no seu Servidor Dedicado Windows.