Servidor Dedicado: Instalação do Proxmox VE
Este guia foi criado com os seguintes produtos:
(Os detalhes podem variar com produtos de diferentes fornecedores, mas os conceitos principais permanecem os mesmos)
Introdução
O Proxmox Virtual Environment é uma plataforma completa e open-source para gerenciamento de servidores focada em virtualização empresarial. Ele integra de forma robusta o hypervisor KVM e Containers Linux (LXC), funcionalidades de armazenamento e rede definidas por software, tudo em uma única plataforma. Com a interface web integrada, você pode gerenciar VMs e containers, alta disponibilidade para clusters, ou as ferramentas integradas de recuperação de desastres com facilidade.
Preparação
Para começar, você precisa montar e dar boot pelo instalador ISO do Proxmox VE (Virtual Environment) no seu servidor dedicado. Existem duas formas de fazer isso: o método mais fácil via webinterface do seu servidor dedicado ou o método mais longo, manualmente pelo painel iLO do seu servidor.
Montar ISO via webinterface
Vá até a seção Instalação Inicial no painel webinterface do seu servidor dedicado. Primeiro, clique no botão verde ativar iLO. Espere um momento até que as seções fiquem visíveis. Pode ser necessário atualizar a página para garantir que tudo carregue corretamente.
Depois, selecione uma ISO do Proxmox VE no menu suspenso. Recomendamos usar a versão mais recente para estar sempre atualizado com as últimas novidades. Agora clique no botão verde Inserir.
Por fim, reinicie seu servidor dedicado para que ele possa dar boot pela ISO. Você pode fazer isso pelo botão de reiniciar na etapa 3.
Montar ISO via iLO
Prepare sua ISO do Proxmox VE acessando o site oficial de downloads do Proxmox. Depois, faça o upload e monte a ISO no seu servidor dedicado seguindo os guias de iLO e ISO Própria, que mostram como fazer login e enviar sua ISO personalizada.
Configuração e instalação
Certifique-se de que você reiniciou seu servidor após importar e montar a nova ISO antes de continuar.
Com a ISO montada, você precisa dar boot por ela. Faça isso usando o console remoto HTML5 no painel iLO. Pelo webinterface, clique no link Abrir aqui em Acesso web iLO
, que te levará ao painel, e use as credenciais fornecidas para login.
Seu navegador pode mostrar um aviso de risco de segurança, ignore e aceite para continuar.
Após o login, na seção Visão Geral, localize e clique no link HTML5 em Console Remoto Integrado
. Isso abrirá uma sobreposição de painel.
O Proxmox deve iniciar o processo de instalação. Use as setas
, enter
e esc
para navegar. Recomendamos escolher a versão Gráfica do Proxmox, que é o foco deste guia.
Espere alguns segundos até o processo continuar. Você terá que aceitar o EULA do Proxmox clicando no botão Concordo no canto inferior direito. Na próxima tela, selecione o disco alvo para o ambiente. Se estiver usando um único disco, as configurações padrão já estão ajustadas para você, então basta continuar clicando em Próximo.
Se quiser configurar RAID, já que alguns servidores dedicados oferecem dois discos, use o botão Opções para escolher o modo RAID
. Recomendamos RAID1
, que espelha os dois discos.
Na próxima etapa, configure idioma e teclado, que geralmente são detectados automaticamente. Preencha e continue.
Agora defina uma senha forte e um endereço de e-mail. O e-mail será usado pelo painel para enviar alertas e notificações importantes.
Lembre-se da senha, pois será usada para o primeiro login no painel após a instalação!
A última etapa é configurar a rede. Selecione a interface de gerenciamento disponível e um nome do host para seu servidor.
Agora vá até a seção Endereços IP no webinterface do seu servidor dedicado para encontrar um IP disponível.
Escolha um endereço IP para usar no painel do Proxmox. Preencha o IP, Máscara de Rede e Gateway no instalador com os dados do webinterface. Para o servidor DNS, você pode usar 8.8.8.8
, que é o DNS público do Google.
Depois de preencher tudo, clique em Próximo e revise as opções na página de resumo. Se estiver tudo certo, clique em Instalar para continuar!
Acessando o painel
Após a instalação e reinicialização, selecione a opção Proxmox Environment GNU/Linux no menu e pressione Enter. Quando carregar, você verá uma mensagem de boas-vindas do Proxmox no console, contendo o endereço IP e o link para acessar o painel via navegador (o que você especificou antes). Acesse esse link.
Seu navegador pode mostrar novamente um aviso de risco de segurança, ignore e aceite para continuar.
Se o link não abrir, provavelmente houve alguma configuração errada durante a instalação, provavelmente na configuração de rede.
No painel, faça login com o usuário root
e a senha que você definiu na instalação. Certifique-se que o Realm está definido como Linux PAM standard authentication
.
Após o login, ignore a mensagem de assinatura clicando em OK para confirmar. Pronto, você instalou o Proxmox VE no seu servidor dedicado e acessou seu painel com sucesso!
Crie sua primeira VM
Aqui estão os passos básicos para criar sua primeira Máquina Virtual (VM) pelo painel do Proxmox. Vá até local (painel)
e selecione a seção Imagens ISO. Você pode fazer upload manual do arquivo .iso
ou deixar o Proxmox baixar direto, fornecendo a URL de download da ISO.
Depois disso, crie sua VM. No canto superior direito, clique no botão Criar VM. Vai abrir um menu com várias opções.
Primeiro, configure as opções gerais. Por padrão, o Node
estará definido para o padrão (neste caso, painel
). Você deve fornecer um ID único para a VM, que por padrão começa em 100
e incrementa se já houver VMs existentes. Agora dê um nome para sua VM, pode ser qualquer coisa.
Siga para a seção de configurações do SO. Selecione a imagem ISO que você enviou anteriormente. Também defina o tipo e a versão do sistema operacional que vai usar.
Recomendamos deixar as configurações do sistema padrão, pois já estão adequadas. Vá para a seção de disco, onde você pode definir o tamanho do disco para sua VM. Também pode escolher o pool de armazenamento, que por padrão será local-lvm
. O resto das configurações pode ficar como está.
Na seção de CPU, defina opções como socket e quantidade de núcleos que a VM deve usar. Configure do jeito que preferir.
Na seção de Memória, defina quanta RAM quer alocar para a VM e escolha o estado do ballooning.
Também recomendamos deixar as configurações de rede padrão, que já estão adequadas por enquanto. Por fim, revise todas as configurações feitas durante a criação da VM. Recomendamos ativar a opção Iniciar após criação
para que a VM ligue automaticamente. Se estiver satisfeito, clique em Finalizar para criar a VM.
Pronto, você criou sua primeira VM no painel do Proxmox! Ela aparecerá na visão geral do servidor no lado esquerdo do painel.
Conclusão
Parabéns, você instalou o Proxmox com sucesso no seu servidor dedicado. Para dúvidas ou ajuda, não hesite em contatar nosso time de suporte, disponível diariamente para te ajudar! 🙂