Skip to main content

Servidor Dedicado: Instalação de Bancos de Dados

Este guia foi criado com os seguintes produtos:

(Os detalhes podem variar com produtos de diferentes fornecedores, mas os conceitos principais permanecem os mesmos)

Introdução

Este guia traz os passos para a instalação de vários tipos de bancos de dados. Para este exemplo, usamos o Ubuntu 20.04 como sistema operacional, mas também indicamos comandos equivalentes para outras distros Linux que oferecemos no nosso site. Esses comandos devem ser executados via SSH; se você não sabe como conectar ao seu servidor via SSH, dá uma olhada aqui: Acesso inicial (SSH).

Preparação

Antes de começar a instalar um banco de dados, é essencial garantir que o sistema esteja atualizado. Para isso, atualize os pacotes do gerenciador de pacotes do seu sistema com o comando abaixo, dependendo do seu sistema operacional:

// Ubuntu & Debian
sudo apt update

// CentOS
sudo yum update

// OpenSUSE
sudo zypper up

// Fedora
sudo dnf upgrade --refresh

Tipos de banco de dados

Dependendo do serviço de banco de dados que você quer instalar, siga o guia correspondente:

O que é MariaDB?

MariaDB é um sistema de gerenciamento de banco de dados relacional open-source, originalmente derivado do MySQL. Ele garante melhor desempenho, segurança e desenvolvimento contínuo. Destaca-se por oferecer motores de armazenamento aprimorados e arquitetura totalmente compatível com MySQL. Recomendamos MariaDB em vez do MySQL.

Instalação do MariaDB

Primeiro, certifique-se de que a versão mais recente do MariaDB será instalada. Alguns sistemas antigos, como Debian 9 ou Ubuntu 18.04, não trazem a versão mais atual do MariaDB no gerenciador de pacotes por padrão. Executando o comando abaixo, você garante que a versão mais nova será obtida.

curl -sS https://downloads.mariadb.com/MariaDB/mariadb_repo_setup | sudo bash

Depois de instalar o repositório, atualize o cache do gerenciador de pacotes seguindo os passos da seção preparação.

informação

A instalação do repositório MariaDB (passo acima) pode ser ignorada com segurança em sistemas modernos como Ubuntu 22.04 ou Debian 11.

Com o repositório configurado, a instalação do MariaDB pode começar instalando o pacote mariadb-server. Execute o comando correspondente ao seu sistema:

// Ubuntu & Debian
sudo apt install mariadb-server

// CentOS
sudo yum install mariadb-server

// OpenSUSE
sudo zypper install mariadb

// Fedora
sudo dnf install mariadb-server

Configuração do MariaDB

Após a instalação, rode o comando abaixo para iniciar a configuração do servidor:

mysql_secure_installation

Agora você pode configurar seu servidor MariaDB (MySQL) seguindo as instruções e definindo uma senha para o servidor. Na próxima pergunta, você pode pular pressionando Enter.

informação

O usuário root é o principal usuário do seu servidor MariaDB (MySQL)!

Em seguida, será perguntado se deseja definir uma senha para o usuário root, confirme com y para sim. Depois, digite a nova senha para o usuário root.

nota

Enquanto digita a senha, ela não será exibida. Isso é normal e sua senha será armazenada normalmente. Use uma senha segura para o usuário root e guarde-a em um lugar seguro.

Agora será perguntado se deseja remover usuários anônimos do servidor, faça isso por segurança e confirme com y:

Na próxima pergunta, defina se o usuário root pode se conectar ao servidor remotamente. Por segurança, desative essa opção e confirme com y:

No passo seguinte, confirme a remoção do banco de dados de teste fornecido pelo MariaDB (MySQL) com y, pois ele não é necessário e pode ser deletado:

Ao final da configuração, será perguntado se deseja atualizar as permissões do banco. Confirme com y para ativar a senha definida para o usuário root:

Seu servidor MariaDB (MySQL) está pronto para uso!