Diretrizes para Guias
Para garantir que o conteúdo dos nossos ZAP-Docs mantenha sempre qualidade e estilo consistentes, criamos uma série de diretrizes para usar ao criar ou editar conteúdo para nossa documentação. Você deve seguir nossas diretrizes de perto para garantir que sua sugestão e pull request final sejam processados rapidamente. Mais importante, isso garantirá que nossos leitores tenham uma experiência melhor e consistente de alta qualidade ao ler e acompanhar os guias.
Nossas diretrizes para contribuição de guias estão divididas nas seguintes seções:
- Estrutura
- Estilo
- Formatação
- Terminologia
Recomendamos que você navegue por essas seções pelo menos uma vez antes de começar a escrever qualquer conteúdo. Também é um ótimo lugar para consultar caso tenha dúvidas sobre como abordar algo durante o processo de criação.
Estrutura
Todos os nossos guias nos ZAP-Docs seguem uma estrutura relativamente consistente que começa com uma breve introdução junto com quaisquer pré-requisitos ou passos de preparação, seguida pelo conteúdo principal e uma breve conclusão.
A estrutura pode ser alterada ocasionalmente dependendo do tipo de guia produzido. Isso pode ser discutido com a equipe ZAP-Docs na sua sugestão inicial. Você pode ver como usar os títulos na seção headers, que é feita através do Markdown tradicional.
A estrutura que normalmente esperamos ver teria os seguintes títulos:
- Título da Página (H1) - Definido via metadado
title
no topo da página. - Introdução (H2) - Breve texto de 1-2 frases que explica o tema do guia e, mais importante, o que o guia pretende alcançar.
- Preparação (H2) - Este título é opcional. Só é necessário se houver certos pré-requisitos ou passos de preparação que precisam ser feitos antes que o leitor possa seguir o guia. Por exemplo, aqui você pode referenciar nosso guia Acesso Inicial SSH se o usuário precisar fazer login no servidor primeiro. Ou pode apresentar requisitos de software e/ou hardware necessários. Ou pode fornecer instruções rápidas de como preparar algum software, como um firewall. Recomendamos navegar pelo nosso site ZAP-Docs para ver se há guias que cobrem esses passos e, se houver, linkar para eles.
- Tópico Principal (H2) - Esta é a sua primeira seção principal do guia. Em muitos casos, provavelmente será Instalação, seguida por várias subseções para cada parte do processo. Mas nem sempre será assim, por exemplo, guias informativos podem ter um tópico principal diferente.
- Opcional: Subtópico 1 (H3)
- Opcional: Subtópico 2 (H3)
- ...
- Opcional: Outro Tópico (H2)
- Conclusão (H2) - Como parte final do guia, você deve encerrar o guia em 1-3 frases explicando o que o leitor conseguiu realizar e fornecer uma referência para nosso time de Suporte caso o leitor ainda tenha problemas.
Você é incentivado a usar títulos H3 para criar subseções dentro das seções principais H2 para organizar melhor blocos maiores de conteúdo em seções organizadas. Um exemplo pode ser visto na seção Tópico Principal acima.
Você também pode usar títulos H4. Eles são úteis se quiser criar outra subseção sem exibi-la na divisão da seção à direita do guia. Também são úteis se precisar dividir ainda mais uma seção H3 em partes menores.
Se estiver usando subtítulos, geralmente faz sentido ter pelo menos dois ou mais subtítulos dentro do título pai, caso contrário normalmente não faz sentido ter apenas um subtítulo dentro de um título principal.
No futuro, adicionaremos templates com Markdown pré-preparado para você, que serão um ótimo ponto de partida para criar novas páginas. Isso será adicionado em breve.
Títulos
Os títulos dos seus guias devem ser curtos e baseados no objetivo geral do guia que você escreveu. Pense bem no que o leitor vai conseguir ao final do guia, por exemplo instalar um software ou fornecer informações sobre um tópico específico.
O título deve ser prefixado com a categoria do produto ao qual o guia se refere, que também deve ser onde você colocou o guia na barra lateral. Você pode facilmente conferir outros guias na mesma seção para ver o prefixo deles.
Um exemplo de um bom título para um guia relacionado ao produto VPS seria: VPS: Configuração SteamCMD Linux
Introdução
As introduções dos seus guias devem ser relativamente curtas e diretas, normalmente com 1-2 frases. No conteúdo, você deve tentar descrever brevemente o tema em questão e, mais importante, explicar o que o guia vai apresentar ao leitor, informando o objetivo final.
Um exemplo de introdução ideal para um guia relacionado ao SteamCMD seria:
- 1ª frase: SteamCMD é uma ferramenta essencial necessária para instalar servidores dedicados para uma grande variedade de jogos, incluindo Palworld, Enshrouded e mais.
- 2ª frase: Neste guia, vamos explorar o processo de configuração inicial para instalar o SteamCMD no seu servidor Linux. Usaremos Ubuntu nos exemplos, mas o processo deve ser muito parecido para outras distribuições.
Como visto no exemplo, ele resume brevemente os tópicos relevantes do guia e apresenta o objetivo geral para o leitor ao seguir o guia.
Preparação
A seção de preparação é útil para esclarecer quaisquer pré-requisitos necessários que o leitor deve cumprir antes de poder seguir o guia. Isso pode ser requisitos de software ou hardware, instruções para preparar algum software como um firewall ou simplesmente guiar o usuário a fazer login no servidor via SSH ou RDP.
Recomendamos fortemente navegar pelo nosso site ZAP-Docs para buscar guias que possam cobrir ou estar relacionados a qualquer passo de preparação que você planeja incluir. Se houver um guia cobrindo o tópico, por exemplo Acesso Inicial SSH, você deve linkar o guia e informar o leitor para seguir antes de continuar.
Pré-requisitos comuns para guias incluem:
- Software necessário (ex: Git, Node.js, Python, Docker)
- Tutoriais que podem ajudar o leitor a adquirir conhecimento básico (ex: outra página ZAP-Docs)
- Contas de usuário como APIs
- Configurações necessárias (ex: DNS/SSL)
Um exemplo disso para um guia de Proxy Reverso seria:
Para configurar um proxy reverso, você precisará de um servidor Linux para hospedar seu proxy e deve se conectar a ele. Use nosso guia [Acesso Inicial SSH](vserver-linux-ssh.md) se precisar de ajuda para isso. Você também precisará de acesso a um domínio que possua. Para cada subdomínio que planeja usar, deve criar um registro DNS `A` apontando para o endereço IP do seu servidor Linux.
Tópico Principal
Agora é hora de escrever a maior parte do seu guia. Você pode usar livremente títulos H2, H3 e H4 para estruturar seu guia adequadamente. Faz sentido usar títulos H2 para grandes seções e dividi-las em subseções usando H3 e/ou H4.
Em muitos casos, especialmente guias que cobrem o processo de configurar software, você provavelmente usará um título Instalação dividido em várias subseções H3. Se estiver com dificuldade para definir uma estrutura correta, não se preocupe, pois trabalharemos com você durante a fase de sugestão para planejar uma estrutura bem equilibrada.
Dentro de cada seção, é recomendado adicionar breves frases de entrada e fechamento para informar o leitor sobre o que ele fez até agora e o que fará a seguir. Claro, isso não é necessário na última seção principal, que naturalmente transiciona para a conclusão.
Exemplos dessas frases são:
- Frase de entrada: Nesta seção, você passará pelo processo de configuração para personalizar o software ao seu gosto.
- Frase de fechamento: Com a configuração pronta e o arquivo salvo, vá para a próxima seção para configurar a conta de administrador e começar a usar o software.
Essas frases de transição dão contexto importante para o leitor e garantem que o guia flua bem. Lembre-se, você deve sempre usar a segunda pessoa (ex: "Você vai criar") em vez da primeira pessoa ao escrever seu conteúdo e transições.
Conclusão
Por fim, a última seção é a conclusão do guia. Essa seção deve encerrar o guia em 1-3 frases explicando o que o leitor conseguiu realizar e fornecer referências para leituras adicionais ou guias que ele possa seguir para expandir seu conhecimento sobre o tema.
Seria ótimo linkar quaisquer guias ZAP-Docs existentes aqui, especialmente se eles seguirem naturalmente após o seu guia. Também recomendamos fornecer uma referência para nosso time de Suporte caso o leitor ainda tenha problemas.
Um exemplo de ótima conclusão é:
Você configurou com sucesso o software para rodar no seu servidor Linux! Recomendamos navegar pelos nossos guias de Serviços Linux nesta seção para instalar outros serviços.
Para dúvidas ou assistência, não hesite em contatar nosso time de suporte, disponível diariamente para ajudar você! 🙂
Estilo
O estilo de escrita dos docs ZAP-Hosting segue nossa crença em produzir guias de alta qualidade, práticos e facilmente acessíveis para cobrir uma ampla variedade de tópicos e apoiar leitores de qualquer nível de experiência.
Técnico & correto
Nossos artigos buscam ser o mais tecnicamente precisos possível e atualizados com as últimas informações do setor. Esperamos que os artigos não só permitam que o usuário alcance o objetivo final de aprender, construir ou configurar algo novo, mas também que ele entenda o que fez durante o artigo. Cada passo que você criar dentro de um guia deve ter um propósito claro e explicação, oferecendo opções adicionais e/ou flags quando apropriado. Você deve sempre manter o leitor informado sobre o que está fazendo e por que está fazendo as ações que fazem parte do guia.
Os escritores devem sempre revisar e testar seus guias para garantir que tudo esteja tecnicamente correto e funcione como esperado antes de enviar um pull request. A equipe dos docs ZAP-Hosting lerá e testará seu guia quando apropriado para garantir consistência e correção factual, ou discutirá melhorias caso haja algum erro.
Sempre recomendamos que nossos escritores passem seu conteúdo por uma ferramenta de correção ortográfica para garantir que gramática e ortografia estejam corretas antes de criar um pull request. Um site útil para isso é: https://languagetool.org/
Prático & útil
Quando o leitor terminar um artigo, ele deve ter aprendido, construído ou configurado algo do começo ao fim. Nossos guias visam apoiar leitores de qualquer experiência, portanto suas contribuições devem explorar completamente o tema para garantir que o leitor se torne conhecedor e/ou tenha alcançado algo. Isso significa que, como escritor, você deve cobrir seu tema a fundo, mencionando todos os detalhes necessários, incluindo pré-requisitos. Como escritor, você só deve enviar leitores para sites externos se não houver documentação existente sobre isso nos ZAP-Docs ou se for para o usuário obter detalhes adicionais que não são necessários para seu artigo, mas podem ajudar a ampliar seu conhecimento técnico. Links externos não devem redirecionar para documentação de concorrentes.
Amigável, formal & abrangente
Esperamos que nossa documentação seja moderna e amigável para ser acessível a qualquer leitor, mas ao mesmo tempo formal. Ao longo do seu guia, buscamos que o tom da escrita seja aceitável para todos os leitores, independentemente da experiência ou barreiras linguísticas.
Como esses guias focam principalmente em apoiar o leitor para educá-lo e permitir que ele alcance um resultado, esperamos que os escritores usem a segunda pessoa (ex: "Você precisa...") em vez da primeira pessoa (ex: "Eu acho...") para manter o leitor engajado e o foco nele.
Por fim, todos os escritores devem seguir nosso código de conduta para garantir que nossos guias sejam inclusivos para qualquer pessoa, independentemente de idade, etnia, identidade de gênero, nível de experiência, nacionalidade, religião, filiação política, orientação sexual, status socioeconômico ou escolhas tecnológicas. Você deve evitar qualquer linguagem potencialmente ofensiva e qualquer outro conteúdo que faça referência aos tópicos mencionados.
Formatação
Nossa documentação é formatada usando a linguagem Markdown, que é amplamente usada e relativamente simples. Confira as seções abaixo para entender o que usamos e como usamos.
Para mais exemplos e explicações detalhadas sobre recursos do Markdown, acesse o Markdown Guide que oferece mais informações.
Títulos
Títulos são uma das opções de formatação mais importantes para separar as páginas de forma compreensiva e lógica. O título principal é o cabeçalho H1, mas você nunca deve usá-lo no texto. Em vez disso, use o metadado title
no topo do arquivo do guia, que é responsável por isso.
Nos nossos guias, títulos H2 devem ser usados para dividir o guia em suas seções principais. Depois, títulos H3 devem ser usados para dividir as seções principais em subseções. Um exemplo de uso seria dividir uma seção principal em vários passos para facilitar o acompanhamento do guia. Por fim, há também o título H4, que é usado mais raramente, mas serve para dividir em subseções menores, sem aparecer na estrutura do guia.
Se estiver usando subtítulos (ex: títulos H3 abaixo de títulos H2), certifique-se de que haja dois ou mais títulos do mesmo nível dentro daquela seção, caso contrário o uso estará incorreto.
Aqui está um exemplo rápido de como usar títulos:
## Instalação
H2 - Seção Principal
### Baixando Arquivos do Servidor de Jogos
H3 - Subseção de H2
#### Via SteamCMD
H4 - Subseção de H3
#### Manualmente via GitHub
H4 - Subseção de H3
### Preparando Configuração
H3 - Subseção de H2
### Iniciando Servidor
H3 - Subseção de H2
Markdown inline
Usamos vários formatos inline para melhorar a legibilidade dos guias e atender leitores com diferentes níveis técnicos. Leia a seção abaixo para entender o uso de cada um.
Texto em negrito
O principal uso do negrito é para enfatizar informações. Exemplos incluem:
- Mudança de contexto entre passos
- Nomes do host, credenciais e nomes de usuário
- Termos-chave
Você pode usar dois asteriscos ao redor do texto para deixar em negrito, por exemplo, **olá pessoal**
resulta em olá pessoal.
Itálico
O uso principal do itálico é para introduzir novas palavras técnicas no artigo. Por exemplo, hoje vamos configurar um bot de voz.
Para usar itálico, coloque um asterisco ao redor do texto, por exemplo, *ZAP-Hosting - Mais POWER!*
resulta em ZAP-Hosting - Mais Power!.
Código inline
O formato de código inline é usado principalmente para mostrar informações técnicas como URLs. Exemplos incluem:
- Nomes e caminhos de arquivos (ex:
C:/User/[seu_nome]/AppData....teste.png
) - URLs (ex:
https://zap-hosting.com
) - Portas (ex:
:30120
) - Comandos (ex:
ipconfig
) - Consultas SQL (ex:
SELECT * FROM servers
) - Teclas e combinações (ex:
ENTER
ouCTRL + C
)
Tabelas
Outra funcionalidade útil do Markdown são as tabelas. Elas são especialmente úteis para mostrar muitas informações repetitivas, como comandos, descrições e usos disponíveis em um jogo. Exemplo:
| Comando | Descrição | Uso |
| ----------- | ----------------------- | --------------------- |
| /help | Envia comando de ajuda | /help [categoria] |
| /stop | Para o servidor | /stop [true/false] |
Blocos de código
Blocos de código são muito úteis para guias que envolvem comandos, scripts, saídas de terminal e mais.
Para usar um bloco de código, basta usar ```
antes e depois do texto que quer colocar no bloco. Você também pode indicar a linguagem logo após as três crases para formatar corretamente. Exemplo com JavaScript:
function hello(name) {
console.log(name)
}
var server = "ZAP-Hosting"
hello(server)
Uso de admonições
No seu conteúdo, você pode usar admonições para destacar certas informações sob um dos 5 rótulos possíveis, que são explicados abaixo.
A sintaxe para usar cada admonição é a mesma, substituindo a palavra-chave pelo tipo que deseja usar. Exemplo:
:::note
Isto é uma nota! Substitua a palavra-chave acima para mudar o tipo.
:::
Nota
Use esta tag para mostrar notas adicionais que podem ser úteis, mas não são diretamente importantes.
Dica
Coloque aqui qualquer dica que você tenha da sua experiência.
Informação
Se houver informação importante que o usuário deve saber, coloque aqui.
Atenção
Se há algo no seu guia que o usuário deve ter cuidado ao seguir, use esta tag para destacar.
Perigo
Use a admonição de perigo para informações cruciais que precisam ser destacadas, especialmente para alertar sobre bugs conhecidos ou recursos depreciados.
Capturas de tela
Capturas de tela são um método super útil para guiar visualmente os leitores pelos passos e recomendamos usar sempre que fizer sentido.
Para acomodar a seção em alemão, quando tirar uma captura, esperamos que você adicione uma versão em inglês e outra em alemão para garantir que as imagens estejam consistentes. No seu guia, você pode colocá-las lado a lado. As capturas em alemão serão removidas e usadas quando a equipe ZAP-Docs traduzir seu artigo.
Você pode usar a seguinte sintaxe para adicionar uma captura, substituindo your_url
pela URL da imagem:

O ideal é usar um site como Imgur para hospedar e usar a imagem, ou então arrastar direto para o campo de edição se estiver usando o site do GitHub para criar seu conteúdo, assim a imagem será enviada automaticamente.
Terminologia
Na nossa documentação, há uma variedade de termos-chave usados. Esperamos que você use a grafia em inglês americano para garantir consistência em todos os artigos. Nesta seção, padronizamos alguns termos que são comuns.
Produtos ZAP-Hosting
Ao referenciar um produto ZAP-Hosting, sempre garanta que o nome, grafia e capitalização estejam corretos. Você pode conferir isso no site ZAP-Hosting e ver como o produto é referenciado na página do produto.
Atributos definidos pelo usuário
Na maioria dos guias, opções de configuração para itens como usuários, nomes do host, domínios, endereços IP e URLs serão necessárias, onde o leitor deve usar seus próprios dados no lugar dos nossos placeholders.
Por padrão, você deve sempre usar [seu_atributo]
para diferenciar entre elementos estáticos e únicos, onde atributo
deve ser substituído pelo tipo do atributo. Por exemplo, ao mencionar um IP, use [seu_ip_do_servidor]
no guia ou ao mencionar uma URL use http://[seu_ip_do_servidor]:30120
. Isso deixa claro quais atributos o leitor deve alterar conforme sua configuração. Você também deve explicar ou avisar o leitor sobre quais atributos ele precisa mudar logo na primeira vez que mencionar para garantir que tudo fique claro.
Use zaphosting
como nome padrão para hostname, usuário ou nome de banco de dados.
Software
Ao mencionar software nos seus guias, garanta que siga a grafia e capitalização corretas do nome do software. Se o site do software não for consistente na capitalização, siga a mesma capitalização dentro do artigo para manter consistência.
Você deve linkar para o site oficial do software na primeira vez que mencioná-lo, sempre que houver um site oficial disponível.